Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
História
A COHAB Cidade Tiradentes situa-se no extremo leste da capital paulista e abriga um dos maiores conjuntos habitacionais da América Latina, tendo sido construído no início da década de 80, pela Prefeitura do Município de São Paulo.Infraestrutura/Pavimentação
Atualmente, a infraestrutura deste bairro é de boa qualidade mas necessita de alguns reparos em sua rede de água e esgoto.
Embora o governo te
Atualmente, a infraestrutura deste bairro é de boa qualidade mas necessita de alguns reparos em sua rede de água e esgoto.
Embora o governo tenha se empenhado nas questões de pavimentação e arb
penhado nas questões de pavimentação e arborização, estas ainda encontram-se um tanto precárias.Transporte público
Após árduas lutas que tiveram suas origens em associações espalhadas pelo bairro, com o apoio da população e colaboração da Câmara Municipal, houve uma melhoria de 70/% na questão do transporte público.
O controle de velocidade (Lei 9.503 de 23/9/1997 - Código de Trânsito Brasileiro) conseguiu baixar para 80% o índice de acidentes causados por veículos de transportes coletivos que partem deste bairro.
Saúde pública
A Saúde obteve razoável melhoria quanto ao pronto atendimento médico ou seja, primeiros socorros porém é notória a grande dificuldade em se conseguir agendamento com especialistas de alguma áreas do SUS – Sistema Único de Saúde.
Recentemente, foi inaugurado o hospital Cidade Tiradentes, o qual possibilitou o atendimento da grande demanda local.
Educação/Inclusão social
A revisão nos parâmetros da educação ainda não obteve resultado positivo na questão de alfabetização.
O PAI – Programa de Alfabetização e Inclusão, instituído pelo Governo do Estado de São Paulo, se extensivo à crianças, poderá melhorar a qualidade do ensino nesta região.
A inclusão social através da informatização tem sido um dos maiores benefícios prestados à comunidade.
Segurança Pública
A partir de meados da década de 1990 percebe-se que houve certa diminuição no índice de criminalidade porém este tópico ainda deixa um pouco a desejar.
Organização Familiar
O poder aquisitivo de muitas famílias que passaram a residir neste bairro desde sua inauguração melhorou acentuadamente.
A maioria dos responsáveis pelas crianças e adolescentes não lhes impõe o controle de horário para lazer, tarefas escolares e refeições.
Há anos, crianças fora do período escolar brincam nas dependências dos condomínios e pelas ruas, desacompanhadas de seus responsáveis.
Atualmente, jovens se ajuntam nas praças ou perambulam pelas ruas do bairro durante o dia inteiro e parte da noite também mas muitos deles frequentam telecentros, lan houses ou participam de jogos de futebol e basquete.
A maioria dos jovens fala uma mesma linguagem: Gíria de periferia. É comum o uso de expressões como: Foi mal, suave, beleza, mano, valeu, meu, ducha, rango, trampo e cola aqui.
Entre alguns jovens e crianças, gritarias e assobios podem ser ouvidos durante o dia e, algumas vezes, até o anoitecer.
Houve uma melhoria quanto a questão de vandalismo. De uns anos para cá quase não se veem bens públicos depredados.
Paralelamente, outro grupo de jovens se levanta em busca de novos horizontes e através do estudo, da informação cultural e do auto conhecimento conseguem elevar muito seu nível intelectual. Estes jovens, em sua maioria, interessam-se pelas áreas de computação, mecatrônica e saúde.
Cidade Tiradentes, distante de quase tudo mas não de todos, ainda poderá ser categorizada como um dos melhores bairros periféricos brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário